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Secretaria de Turismo do Estado pretende expandir e requalificar a área do Cecon, que passará dos atuais 20 mil metros quadrados (m²) para 40 mil m²
Há dois anos, a administração do Mirabilandia Park, parque de diversões ao lado do Centro de Convenções (Cecon), em Olinda, aguarda para montar uma nova montanha-russa, que custou R$ 6 milhões. De acordo com o diretor Administrativo do Grupo Peixoto, detentor do parque, Bruno Peixoto, a atração aguarda que o impasse sobre a saída do parque do espaço seja finalizado. Há dez anos o Mirabilandia está em Pernambuco e, até agora, segundo Peixoto, foram investidos R$ 20 milhões.
O problema é que o último contrato entre o grupo e o Governo do Estado, a quem pertence a área, venceu em março passado e o grupo tinha três meses para desocupação, prazo que vence em 29 de junho. “Temos interesse que eles continuem no Estado, mas não onde estão hoje”, disse o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), André Correia.
A Secretaria de Turismo do Estado pretende expandir e requalificar a área do Cecon, que passará dos atuais 20 mil metros quadrados (m²) para 40 mil m². O projeto, relembra o presidente da Empetur, prevê uma Parceria Público-privada (PPP) para construção de um edifício garagem com cinco mil vagas, um prédio administrativo e heliponto.
Segundo Bruno Peixoto, o prazo da licitação está previsto para outubro de 2013. “Temos ciência de que temos que sair, mas prevíamos somente para o ano que vem”, disse. Por outro lado, André Correia defende o crescimento do Cecon como prioridade e diz que toda agenda de 2013 está acertada com feiras e eventos. Além disso, Correia diz que o aluguel pago pelo espaço de 57 mil m², de R$ 16,5 mil, está defasado. “Agora eles pagam metade do valor pelo acordo do contrato referente aos três meses de desmonte”, diz. A Secretaria de Administração do Estado (SAD) fez uma análise do terreno e o valor orçado do aluguel seria de R$ 110 mil mensais. “Chegamos a propor um patrocínio por um tempo, mas até agora não recebemos uma proposta concreta”, concluiu.
Peixoto explica que, no ano passado, o Governo sugeriu que o Mirabilandia fosse transferido para um terreno em Abreu e Lima, espaço que seria inadequado para instalação por ser atrás de um mercado público. O diretor explicou que a empresa já analisa outro terreno, mas também trabalha a possibilidade de sair de Pernambuco. O Mirabilandia gera 180 empregos diretos e, nos meses de maior movimento, outubro e novembro, o número de funcionários chega a 300. Em 2011, recebeu 400 mil visitantes.
FONTE: Folha de Pernambuco
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