Investimento em manutenção dos equipamentos faz do Mirabilandia um dos parques mais seguros do país
Segurança em primeiro lugar. Esta é a expressão de ordem no terceiro maior parque do Brasil. Com mais de 30 atrações e um público anual superior a 400 mil pessoas, o Mirabilandia desponta no cenário nacional como um dos centros de diversão mais seguros do país. “Por ano, cerca de 60% do investimento que o parque recebe é direcionado à manutenção e à segurança dos brinquedos. O resto é empregado na aquisição de novas atrações”, explica o diretor do Mirabilandia Antônio Peixoto.
Desde que foi inaugurado, em 2002, o parque vem avançando na implantação de novos sistemas de segurança. Atualmente, os mais de 30 brinquedos são aterrados e possuem disjuntores que contam com o sistema diferencial residual (DR). “Com isso, é impossível ter qualquer caso de vazamento de energia nos brinquedos, o que impede que uma pessoa seja vítima de uma descarga elétrica”, detalha Peixoto.
Além da manutenção diária, anualmente o Mirabilandia fecha as portas para que ações de prevenção a acidentes sejam intensificadas. “A cada seis meses, realizamos uma espécie de ultrassom nos brinquedos. Contratamos uma empresa paulista, que já faz esse procedimento na maioria dos parques do país. Eles utilizam um aparelho que identifica possíveis problemas em soldas, pinos e parafusos. Com isso, a probabilidade de ocorrer um acidente é quase nula”, conta o gerente de marketing do Mirabilandia Fernando Veras.
Mas não é só na manutenção que a segurança está presente no parque. Os brinquedos possuem dois tipos de travas, uma automática e uma manual. “No caso da trava manual, a pessoa pode abrir e sair do brinquedo em situações de emergência. Contudo, é necessário que o operador acione o sistema que autoriza tal procedimento. Já no caso da trava automática, a responsabilidade fica com o operador. No entanto, a trava só abre quando o brinquedo está parado, ou seja, caso falte energia com a atração em funcionamento, ela volta à posição inicial e, somente assim, será destravada”, detalha Veras.
Pensando em uma prevenção contínua, a direção do Mirabilandia mantém ainda uma equipe de aproximadamente 40 técnicos nas manutenções elétrica e mecânica das atrações. Além disso, o parque conta com seis bombeiros civis e 20 pessoas na brigada de incêndio, que, além do socorro, fazem o mapeamento de futuros problemas que possam ocorrer. Já na parte estrutural, o Mirabilandia possui equipamentos e ambulatório para primeiros socorros e um convênio com um hospital em Olinda, caso haja um incidente mais grave.
Para que a diversão seja completa, não somente na alegria, mas também na segurança, a direção do Mirabilandia dá algumas dicas ao público:
1. Fique sempre atento às placas de orientação dos binquedos;
2. Respeite as contra-indicações dos brinquedos;
3. Utilize sempre um traje adequado, com roupas leves e se possível use tênis e não chinelo;
4. Fique atento às informações repassadas pelo operador;
5. Caso observe qualquer problema na atração, procure o operador ou encarregado do brinquedo e informe sobre o que foi visto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens Populares
-
O novo mapa do Mirabilandia já está disponível no site oficial . Muita coisa mudou e ele está muito mais ilustrativo. Confira. OBS.: cl...
-
Jogada Fatal , é o novo tema da Hora do Terror do Mirabilandia. Na última quinta-feira os Mirabiloucos foram surpreendidos pelo anúncio f...
-
. Além da Balada Mirabilandia o mês de Agosto está repleto de promoções. O dia 4 de Agosto promete ser bastant...
-
. o dia 29-06-2012 deveria ter sido o último dia do Mirabilandia no local. Justiça entende que não houve tempo hábil para a mudança O...
-
.. A feira acontece no Centro de Convenções até o dia 17 de junho das 13 às 21h no dia 16 e das 13 às 19h no dia 17. Na rodada de ne...
Nenhum comentário:
Postar um comentário